sexta-feira, 22 de maio de 2009

Juventude controversa



No último dia 19, foi lançado o novo cd do Manic Street Preachers, “Journal for plague lovers”, ele foi proibido de ser vendido em quatro supermercados na Inglaterra, pois sua capa foi considerada ofensiva. Sim ofensiva, não existia conteúdo impróprio para menores ou nada do gênero, apenas uma pintura da artista britânica Jenny Saville, de um menino em tons avermelhados, que a censura alega dar a impressão de ter sido esmurrado.
Na segunda-feira o programa MTV na rua fez uma matéria sobre capas de CDs e mencionou o caso da censura do cd do Manic na Inglaterra, em certa altura do programa a apresentadora Penélope fez uma enquete via SMS (mensagens de celular) que questionava o público a respeito dessa censura. O resultado foi surpreendente, 63% dos jovens que assistem ao programa eram a favor da proibição da venda do cd. A apresentadora ficou até sem reação, e é de se ficar. O público que assiste ao programa é jovem, o mesmo que ouve a banda, e estes votaram contra a liberdade de expressão. Isso não faz sentido. Será que os jovens brasileiros ficaram tão incultos ao ponto de olharem para uma obra de arte e a julgarem desse modo esdrúxulo, assim como os ingleses a julgaram?
O vocalista da banda, James Dean Bradfield, disse que os supermercados podem ter nádegas brilhantes e armas em capas de revistas, mas ter uma peça de arte vai enlouquecer seus consumidores. Parece que pelo menos questioná-los já conseguiu.


Por:Ana Carolina Barella.
Imagem: www.theskinny.co.uk

Um comentário:

  1. Interessante a abordagem do assunto Ana ^^
    E é realmente estranho o resultado da enquete.
    Não se pode negar que muito mais que 'um rosto em tons de vermelho' isso é!
    Mas, quem conhece a banda [que não é meu caso xD] deveria entender que há uma INTENÇÃO por trás da capa.
    Ninguém simplesmente coloca uma obra de arte por motivo nenhum. Há uma identificação... E essa deve ser mostrada sem censura!



    beeijos :*

    ResponderExcluir