quinta-feira, 4 de junho de 2009

Censura no lugar errado


Quem não se lembra da censura da jornalista Salete Lemos, que foi demitida por opinar sobre a FEBRABAN(Federação Brasileira de Bancos)?Este caso é apenas um exemplo do absurdo sobre nós jornalistas, afinal ser censurado por ver fatos inacreditáveis sobre nosso país e ter que enfrentar câmeras para falar algo que aparenta não estar acontecendo, realmente é o fim da história em nossa profissão.
Será que ainda vivemos em plena ditadura militar? Pelo menos é o que demonstra para nós quando não temos liberdade de expressão. Logo podemos observar que toda mídia está cada vez mais eletrônica, afinal se manifestar pelo o que vemos ao nosso redor está sendo quase tão errado quanto um crime com penalidade máxima.
Imaginamos até quando vamos ser censurados e nos perguntamos se um dia nos veremos livres para expor esses escândalos que nos deparamos em uma sociedade que se diz totalmente justa com meio de repreensão.
Em contrapartida nos últimos dias vimos a divulgação de um ato muito curioso:livros com conteúdo impróprio para crianças foram distribuídos nas escolas públicas sem o menor constrangimento pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Enquanto programas de utilidade publica são severamente censurados a educação do país é tratada com descaso, e isso só tende a refletir no futuro do país. Infelizmente esse problema é decorrente de muito tempo no Brasil. Na época de Getúlio Vargas, onde havia muita repressão a imprensa, o problema tinha inicio na formação escolar. Esses casos nos fazem analisar os motivos da censura e buscar as saídas para a completa LIBERDADE.

Por:Alexandre Gama e Oscar Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário