quarta-feira, 1 de abril de 2009

É útil, mas foi censurado!


O jornalismo de serviços vem sendo considerado o salvador do futuro jornalístico, talvez pelo fato de que cada vez mais as pessoas tendem a praticidade, e o mesmo nos traz isto. E vende jornais. Mas e o lado cultural e idealista do jornalismo não fará falta às próximas gerações da sociedade? Ele é chamado pelos críticos de superficial, e apontado como fonte que alimenta o consumo, porém continua ganhando cada vez mais espaço no jornal.

Tendo seu início pela necessidade do homem de interagir com o que acontece em sua volta, o jornalismo de serviços evoluiu junto com o sistema capitalista e mesmo com o surgimento das ideias no jornal resistiu ao tempo. Na atual sociedade ninguém vive sem as informações úteis ao cotidiano que recebem dos serviços; são empregos conquistados, casas compradas, vestibulares prestados a partir de leituras diárias.

Mesmo favorecendo tanto a sociedade, o jornalismo de serviços não deixou de receber a censura. Algumas prestações de serviços não são bem vistas por quem está no poder e acabam sendo manipuladas. Exemplo recente disto aconteceu na TV Câmara, onde é transmitido o programa jornalístico chamado Comitê de Imprensa, que em uma das edições deste mês discutia o caso Satiagraha.

O programa tem formato de debate, dois jornalistas são convidados, neste caso Leandro Fortes repórter da Carta Capital e Paulo José da Cunha do Globo. Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, teria telefonado para Michael Temer, presidente da câmara e misteriosamente o link para acesso do site da TV câmara fora retirado do ar, assim como as reprises do programa. O ministro Gilmar Mendes foi citado no Comitê de imprensa e não ficou nem um pouco feliz com os comentários feitos ao seu respeito. Censura? Manuel Roberto Ceabra, diretor da emissora diz que as acusações contra Gilmar Mendes se tornaram “pessoais” e “ofensivas” sempre negando a possibilidade da TV Câmara ter censurado o programa.


O programa do dia 13 de março está de volta no site, graças a todo alvoroço que Leandro Fortes fez, para quem quiser conferir colocamos o link do Comitê na íntegra: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/arquivo.asp?nome=tvcacomite20090313-001-wm.100.wmv&endereco=TV%5C2009%5C03/&tipo=application/xxxx

Colocamos aqui um trecho do programa que teria sido o motivo para Gilmar Mendes censurá-lo:


Por:Ana Carolina Barella e Eliria Buso